sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Manifesto à mídia

Aqueles que me estudarem não terão problema algum em saber o que escrevi e quais textos são de minha autoria. Sempre fui ensinado a lembrar das aspas bibliográficas. Talvez o grande problema seja de entender tanto sentimento verbalizado, sua origem. Talvez achem que sou apenas um fanático e alienado. A mídia tem isso, ela comanda, aliena e acha que todos devem seguir às suas lições, quem não segue, deve ter algum problema, o meu é respondê-la é critica-la. Enquanto eu negar a missa das novelas, que prendem as mazelas almas a assistirem merchandising e violência, ela continuará a revidar minhas palavras, também.

Mas não só da crítica é meu berço. Finjo em aprender um pouco mais com ela: uma lição sempre amarga, de que a vida é dura e esfacela-se em traições, vinganças e na marginalidade ascendente de nossa nação.

Ela é indigesta. Segura o bolo populacional nas suas entranhas e o dissolve vagarosamente, no sentido retrógado, inverso, ela não quer lagar esse resto que a alimenta. E nessa lei contra à evolução, resta sim todos os artifícios necessários para vencer essa luta. Desde incausos incitações ao refluxo infame, mesmo que não lance o maudito espectator para fora de seu organismo, mas para que ele saiba e se conserve, sempre, em seus canais fasciculados, até inversões de ponta-a-cabeça, fingindo adiar alguma coisa e lutar contra os movimentos peristalticamente morais, ela insiste no inverso.

Nesse bolo imundo e fingido, só aquelas ervas que são daninhas para seu organismo, que não foram nem sequer mastigadas, quiçá engolidas, é que sobrevivem. Ervas que se dentro dessa rude máquina criadora de energia contra-evolutiva reagiria de tão forma a explodir todo o estômago de vida e seguimentar em partes mortas esse Mídia que surgiu não para letar nossa sociedade, mas que hoje merece os incaussos não do úrico mas do ácido muriaticamente letal.

Nos palcos tubulares, das vilosidades vitais dessa Mída, só resta aquelas medíocres almas que sequer dão conta que alimentam um sistema ocioso, silencioso e milhonário, enquanto, bebendo Líquido Preto, mascando pipoca na poutrona do comercial, fundamentalizam seu estado de espírito inerte e mau desinformado. A mídia, caros-amigos, é o oitavo pecado que Deus nos deu para sistematizar nossa vida na Terra. Nela encontramos tudo rápido, ligeiro, viril, morto, notícia catada, escolhida, as 'melhores', que não prejudicam a noite de quem passou todo o dia trabalhando e agora, frustrado na poltrona, cupando políticos e nordestinos pela vida miserável e estagnadora do país, a curtir um bom drama, de morte, de comédia, a fim de mostrar tudo aquilo que ele vive, violência, pecados, traições; sequer damos conta que a televisão é o espelho. O engraçado disso tudo é que quem ganha milhões são eles, enquanto nós suamos para deitar satisfeito na dura cama brasileira.

4 comentários:

Isadora Dias disse...

Não tenho certeza, mas acho que sonhei contigo... Bom, se sonhei ou não, mais vale a lembrança.

E a lembrança é "apenas" de um abraço...

E sinto que não foi um sonho.

Meu amigo, estou começando a decidir (existe isso, começar a decidir?) que não quero mais me sentir mal com todas essas coisas que estão ao nosso redor.

Não sei, mas talvez seja um ato de egoísmo. Dói demais.

Um beijo, querido!

Isa

Isadora Dias disse...

Gostaria de saber fazer algo em relação claustro... É algo que me assusta muito e não quer olhar...

Em relação ao abraço, fico feliz com a recíroca... Verdadeiramente feliz!

E quanto a estar comigo amanhã... Você já está!

Beijos e Paz Profunda!

Ah.. E que bom que gostou do cordel... Tenho que voltar a exercitar, já que escrever é um eterno aprendizado. Que bom que tenho "fãs"... :D

Hamon Dennovan disse...

muito bem estou vendo uns textos imteressantes que vem da mente cansada de mentiras e injustiças passadas pela midia, ela engana e rouba os sonho do pvo, mostra uma realidade que eles querem que seja, deixa o povo alienado e na maioria das vezes nós nos deixamos levar pela midia de bosta.
mas ainda existem pessoas que resistem a esse mundo imundo. Parabens continue assim.

Elilson disse...

No começo me senti bem a vontade lendo o seu pequeno desabafo...mas, daqui a pouquino fui surpreendido com realistas e sinceras visões!
Mas, é isso, a mídia manda geral... até quando?!